Quando levar o pet para a emergência veterinária?

Todo mundo concorda que os pets fazem parte da família, certo? E assim como nós, humanos, eles também necessitam de muito cuidado, carinho e atenção especial, principalmente quando ficam doentes.

Quando você realmente não está se sentindo bem durante a madrugada ou seu filho arde em febre, é comum lembrar de recorrer ao Pronto Socorro. Agora você pode ficar tranquilo com seus animaizinhos de estimação, pois eles podem o mesmo atendimento bem pertinho de você em caso de emergência veterinária.

Bastante comum na medicina veterinária, urgências e emergências são o tipo de situação que exige medidas rápidas e precisas para salvar a vida dos animais; necessitando de profissionais bem treinados e capacitados para diagnosticar a gravidade dos problemas apresentados e realizar os procedimentos necessários para manter a saúde e a vida dos pets prejudicados.

Na Pet Center Canoas, você conta com atendimento Veterinário 24h com estrutura completa, referência no Rio Grande do Sul, com equipe altamente capacitada, composta por mais de 30 profissionais da área da saúde animal e médicos veterinários para atender em casos de urgências e emergências.

Você sabe qual a diferença entre urgência e emergência?

Vamos explicar! Englobando ocorrências das mais diversas – desde ferimentos decorrentes de brigas ou quedas até episódios convulsivos e paradas cardiorrespiratórias – a emergência veterinária é uma situação que requer a atenção focada e total dos profissionais que socorrem os bichinhos, já que, nesse tipo de ocorrência, cada segundo é extremamente valioso. Neste caso, um atropelamento ou uma cesariana inesperada seriam emergências.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Uma perna quebrada ou ligamento rompido seriam casos de urgência.

Atenção para a Hora de Ouro

Acreditamos que antes de mais nada você deve saber que em qualquer emergência veterinária, quanto mais cedo você levar seu animal de estimação para receber tratamento, maiores serão as chances de recuperação. Assim que você perceber algum sinal clínico que possa sugerir quadro grave, leve-o até nossos veterinários. Recomendamos que você mantenha o número da Clínica na sua geladeira, nos arquivos de registros de saúde do seu animal de estimação ou salvo em seu telefone celular.

Conhecida, tanto na medicina humana quanto na veterinária, pelo nome “a hora de ouro”, a primeira hora do animal após um incidente é considerada a mais importante para que a diferença entre a vida e a morte seja efetiva. É durante este período, que as medidas, manobras e tratamentos tomados para salvar o pet, são mais decisivas no seu quadro geral de saúde.

Se você tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu animal ou se estiver preocupado com um sintoma que você notou, entre em contato conosco para agendar um horário. Não fique em dúvida e não coloque a saúde do seu amigo em risco.

Excelência em urgências e emergências

Para que seja possível oferecer o atendimento rápido e eficiente de um pet em estado de emergência, é fundamental que seja feito um diagnóstico preciso e concreto dos problemas que afetam o bichinho – indicando que tipo de medidas e precauções devem ser tomadas.

Além de profissionais capacitados, também é de absoluta importância que o local em que o atendimento for realizado conte com os equipamentos e ferramentas necessárias para a realização de diagnósticos. Com 10 anos de experiência em atendimentos médicos veterinários, a Pet Center Canoas conta com estrutura completa, profissionais capacitados, com serviços como ultrassonografia, raio-X, laboratório, internação e bloco cirúrgico completo.

Tendo em mente o caráter de urgência que se apresenta nas emergências veterinárias, é possível entender que esse tipo de situação é sempre grave e representa riscos de morte para os animais prejudicados. Acidentes do dia-a-dia e outros mais incomuns podem fazer parte da lista de causas que levam os animais a precisar desse atendimento importante e, a seguir, você confere alguns dos motivos mais comuns entre os muitos que levam os pets às emergências veterinárias:

Diarréias e vômitos

As diarreias e os vômitos devem ser analisados com atenção pelos veterinários na emergência – já que podem tanto dar indícios de doenças graves como, também, provocar a desidratação do animal (o que pode levá-lo à morte em questão de horas, dependendo do nível de gravidade do quadro).

Intoxicação por venenos

Infelizmente, o envenenamento de cães e gatos é algo muito comum – ocorrendo em função de acidentes ou por meio de atos criminosos – e a maior incidência desse tipo de caso acontece com alguns dos mais conhecidos produtos para exterminar ratos, como o famoso chumbinho ou os chamados de dicumarínicos.

Ingestão de corpos estranhos

Podendo causar sinais que vão desde um simples mal-estar até óbito, a ingestão de materiais e produtos estranhos (incluindo metais, plásticos, panos, ossos e madeiras, entre outros) pode causar complicações graves. Perda de apetite, aumento de volume abdominal, salivação exagerada, vômitos e diarreia são alguns dos sinais mais clássicos desse tipo de ocorrência.

Atropelamentos

Esse tipo de acidente pode acometer a muitos cães e gatos – que, curiosos, correm para a rua e acabam atropelados. Podendo causar todo tipo de lesão e fratura, esse tipo de ocorrência deve ser tratada imediatamente para que o animal tenha chances de recuperação.

Quedas

Simples ou de alturas muito grandes, as quedas também fazem parte da lista de situações mais comuns que levam os pets ao atendimento emergencial – podendo causar desde fraturas nos membros até problemas mais graves na porção interna dos pets, dependendo da gravidade do acidente.

Partos

Assim como no mundo dos humanos, uma série de problemas pode ocorrer na hora do nascimento de filhotes de cães e gatos – sendo que uma cesariana pode ser indicada em muitos casos para salvar a vida de fêmeas e suas crias.

Nesses e outros casos em que o pet precise de atendimento imediato, não hesite em procurar uma emergência veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.