Tratamento oncológico para o pet

Tratamento oncológico para o pet

Tratamento oncológico para o pet
Avalie

Tratamento oncológico: qualidade de vida e bem-estar para o pet e toda a família

O objetivo do tratamento oncológico em cães e gatos é possibilitar a cura ou aumentar o tempo de vida, proporcionando conforto e qualidade de vida.

Por esse motivo o tratamento quimioterápico em pets costuma ser menos nocivo, por exemplo.

Segundo o médico veterinário com especialidade em Oncologia da clínica veterinária Pet Center Canoas, Guilherme Cirino, o tratamento visa obter remissão da doença ou ao menos proporcionar uma vida próxima do normal ao pet. Caso o câncer não possa ser curado, é feito um trabalho conjunto por parte dos veterinários e tutor para dar conforto ao animal ao longo do tempo.

O tratamento oncológico, quando instituído precocemente, pode trazer aumento do tempo de sobrevida, e até mesmo a cura do animal.

Isso vai depender da classificação da neoplasia que obtemos através da biópsia.

Mas, segundo o médico veterinário Guilherme Cirino, da Pet Center Canoas, de uma maneira geral iniciar o tratamento precocemente aumenta muito as chances de bom prognóstico, ou até mesmo cura do paciente.

“É um papel muito importante do médico veterinário especialista em oncologia desmistificar o tratamento em cães e gatos.

Os efeitos colaterais são muito menores do que na medicina humana. Isso porque, quando se indica um tratamento de quimioterapia em pets, a ideia é de melhorar a vida, com aumento de sobrevida do paciente sem trazer efeitos colaterais”,

explica a médica veterinária Tainê Ritter.

Quando devo marcar consulta com o médico veterinário especializado em Oncologia?

A consulta com o médico veterinário especializado em Oncologia pode ser marcada sempre que houver uma suspeita de tumor, pois este é o profissional que irá conduzir o caso com uma visão da especialidade desde o princípio.

O paciente também pode ser encaminhado após ter o resultado da biópsia, para avaliação de terapias adjuvantes.

O tutor deve estar atento a qualquer mudança no seu pet, principalmente se perceber um nódulo ou volume aparente (mais abaixo explicamos como realizar o exame de toque).

Neste caso, é necessário agendar consulta com um médico veterinário com especialização em oncologia.

Ele é o profissional mais adequado para realizar o diagnóstico, indicar o tratamento informando riscos e benefícios, informar sobre as probabilidades de resposta ao tratamento, bem como manejar adequadamente o paciente durante o tratamento cirúrgico e/ou clínico e controlar os efeitos colaterais do tratamento.

Exame de toque nas fêmeas felinas e caninas

É muito importante que, pelo menos uma vez por semana, os tutores realizem palpação das mamas das fêmeas caninas e felinas.

Isso pode ser feito em casa, em forma de carinho e brincadeira.

Cada uma das mamas precisa ser analisada com movimentos gentis de forma a identificar a presença de caroços ou secreção. O tutor deve procurar atendimento veterinário caso perceba algo estranho.

Pet Center Canoas Logo

Clinica Veterinária 24h em Canoas

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.