Sequestro de córnea

Sequestro de córnea
Avalie

Green-eyed-PersianO sequestro de córnea ou também chamado” mumificação corneana”, “córnea nigra” ou “necrose corneana”,  é um acúmulo de pigmento no estroma da córnea de felinos. As raças braquicefálicas, como Persas, são as mais acometidas. Porém cavalos e cães também podem ser afetados. A causa exata de seu aparecimento não está definida, mas se sabe que está relacionada com infecções por herpes vírus felino, falta de lubrificação corneana e por pelos tocando a córnea (distiquíase).

Esse pigmento pode variar de pequenos pontos a grandes placas negras no centro da córnea, podendo ou não estar associada à conjuntivite. Em sua maioria ocorre desconforto ocular e conjuntivite recorrente, o que leva a necessidade de remoção do sequestro. A recidiva é frequente.

A ceratectomia (remoção de segmento da córnea) é o procedimento cirúrgico indicado. Esse pigmento só deve ser removido por oftalmologistas veterinários experientes. Há necessidade de utilização do microscópio cirúrgico para que se magnifique as estruturas e se consiga uma remoção precisa do pigmento e preservação da córnea saudável.

Lidia-oftalmologista-pet-center-canoas

 

Lídia Clerot
Médica Veterinária
CRMV/RS 6864

 

Médica Veterinária
CRMV/RS 6864

Mais posts

4 comments on “Sequestro de córnea

    admin

    Olá Fátima. Somente com uma avaliação será possível verificar valores. O médico veterinário especialista, o diagnóstico em mãos, poderão lhe informar qual o procedimento e os custos, caso seja necessário uma cirurgia. Se desejar, aqui na Pet Center Canoas oferecemos um atendimento bem completo.

Simone

Bom dia, lidia
Tive o diagnóstico da oftalmologista . Retirada dos dois olhos. Pode nos passar o custo? Ele está completamente cego e com infecções.

    admin

    Olá Simone, pode nos passar seu número de telefone? Se preferir, pode nos chamar pelo whats 51 98206-3018 ou no fixo 51 3427.3832

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.