Sequestro de córnea
O sequestro de córnea ou também chamado” mumificação corneana”, “córnea nigra” ou “necrose corneana”, é um acúmulo de pigmento no estroma da córnea de felinos. As raças braquicefálicas, como Persas, são as mais acometidas. Porém cavalos e cães também podem ser afetados. A causa exata de seu aparecimento não está definida, mas se sabe que está relacionada com infecções por herpes vírus felino, falta de lubrificação corneana e por pelos tocando a córnea (distiquíase).
Esse pigmento pode variar de pequenos pontos a grandes placas negras no centro da córnea, podendo ou não estar associada à conjuntivite. Em sua maioria ocorre desconforto ocular e conjuntivite recorrente, o que leva a necessidade de remoção do sequestro. A recidiva é frequente.
A ceratectomia (remoção de segmento da córnea) é o procedimento cirúrgico indicado. Esse pigmento só deve ser removido por oftalmologistas veterinários experientes. Há necessidade de utilização do microscópio cirúrgico para que se magnifique as estruturas e se consiga uma remoção precisa do pigmento e preservação da córnea saudável.
Lídia Clerot
Médica Veterinária
CRMV/RS 6864
4 comments on “Sequestro de córnea”
Apareceu uma manchinha no olho do meu gato, é muito caro essa cirurgia?
Olá Fátima. Somente com uma avaliação será possível verificar valores. O médico veterinário especialista, o diagnóstico em mãos, poderão lhe informar qual o procedimento e os custos, caso seja necessário uma cirurgia. Se desejar, aqui na Pet Center Canoas oferecemos um atendimento bem completo.
Bom dia, lidia
Tive o diagnóstico da oftalmologista . Retirada dos dois olhos. Pode nos passar o custo? Ele está completamente cego e com infecções.
Olá Simone, pode nos passar seu número de telefone? Se preferir, pode nos chamar pelo whats 51 98206-3018 ou no fixo 51 3427.3832