Cuidados para prevenir doenças de verão no seu pet

Rate this post

Se para nós já é difícil aguentar o calor intenso e a sensação térmica no verão, imagina para nossos pets que apresentam mais calor interno do que o corpo humano! Com a chegada das temperaturas mais elevadas, também vêm as doenças de verão.

São mais comuns nessa estação quadros de desidratação, queimaduras solares, machucados nas patas e choque térmico. Você que ama o seu pet e que quer o melhor para ele deve tomar alguns cuidados redobrados nos dias quentes para evitar as doenças de verão.

Por isso, fizemos uma série de dicas que vão ajudar você a prevenir ou identificar doenças frequentes da estação mais quente do ano. Boa leitura!

Cães Braquicefálicos merecem atenção redobrada

Pug, buldogue, pequinês, shitzu e lhasa apso… As carinhas “amassadas” das raças braquicefálicas são irresistíveis. Mas é muito importante, porém, ficar atento às suas necessidades especiais.

Como os cães não suam, as trocas de calor são realizadas apenas pelo focinho e pela boca. E pets de raças com o focinho achatado não conseguem aspirar o ar como os outros cães. Desta forma, diante de calor excessivo, podem ter uma hipertermia: quando a temperatura do animal fica muito acima da temperatura normal. Esta condição é uma das doenças de verão que mais levam os pets para atendimento veterinário emergencial.

Quer passear com um cãozinho braquicefálico durante os meses de calor? Então prefira caminhadas curtas e em horários mais frescos do dia, pois eles também podem passar mal devido ao esforço.

Animais de pelagem branca e as doenças de pele

Animais com pelagem branca, focinho rosado, mucosas sem pigmentação, região ventral totalmente sem pigmentação ou com doenças de pele, como lúpus e pênfigo, por exemplo, devem evitar a exposição ao sol.

Os passeios não devem ser feitos entre 10h e 17h, sob risco de causar hipertermia ou queimadura nas almofadas das patas. Antes de passear, o tutor deve colocar as palmas das mãos no chão para verificar a temperatura e, ainda assim, deve dar preferência a locais com mais sombras e gramados.

Cuidado com o câncer de pele

Queimaduras solares podem causar câncer de pele como o carcinoma de células escamosas, hemangioma e hemangiossarcoma.

Sinais como eritema (vermelhidão), descamação sanguinolenta, aumento de volume de determinada área, nódulos, presença de bolhas de sangue e lesão em região auricular em gatos podem ser indício da doença e o tutor deve procurar um médico imediatamente.

Verme do Coração

Os parasitas são uma grande preocupação dos tutores, principalmente durante os meses mais quentes do ano. E o verme do coração deve ser motivo de preocupação dos tutores, principalmente para quem vai viajar com o pet rumo ao litoral.

Aqui na Pet Center Canoas oferecemos a vacina, que vem apresentando bons resultados na prevenção da doença. Devido ao seu ciclo, os vermífugos também são eficazes para evitá-la.

Leptospirose

Ao mesmo tempo que eleva as temperaturas, o verão também traz muitas chuvas, o que aumenta o risco de contaminação por leptospirose. A doença é transmitida geralmente em inundações com urina de rato infectado pela bactéria Leptospira.

A leptospirose canina é uma doença séria e que deve ser tratada por um especialista.
A identificação precoce dos sintomas e encaminhamento do animal ao veterinário auxilia em um diagnóstico mais rápido e melhores chances no tratamento.

Por isso, a melhor opção é a prevenção feita por meio da vacinação. As doses devem ser aplicadas regularmente a cada 6 meses seguindo o cronograma de vacinação do pet.

Pulgas e Carrapatos

Verão é sinônimo de vacinação, vermífugo e antipulgas em dia. E, se você for levar seu pet para a praia neste verão, o cuidado deve ser dobrado, já que a areia e o mar possuem diversas doenças escondidas.

Use sempre um antipulgas e carrapatos indicado pelo veterinário, que vão garantir que seu peludinho continue saudável! Depois da curtição, agende um horário em nossa estética, pois por mais cuidado que você tenha ao levar seu cão na praia, nem sempre dá para evitar que a pele, ouvido e olhos fiquem irritados.

Ao perceber qualquer sinal no seu peludinho, leve-o imediatamente até o veterinário. Na Pet Center Canoas temos atendimento 24 horas, com equipe altamente especializada para diagnosticar e tratar doenças de verão. Agende com a gente também o check-up e vacinas para a prevenção de algumas das doenças de verão citadas acima.

Clique aqui para conversar com nossa equipe pelo WhatsApp.

Mais posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *