Por que vacinar seu cão contra a gripe?

Por que vacinar seu cão contra a gripe?
5 (100%) 1 vote[s]

Vacina contra Gripe CaninaAssim como os humanos, os cães também podem contrair a gripe, também chamada de tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa canina. É uma doença altamente contagiosa localizada nas vias aéreas (do focinho até os pulmões), sendo causada por um ou mais vírus ou bactérias.

A gripe canina pode acometer todas as raças e idades dos nossos pets, sendo mais comum em filhotes e idosos por possíveis deficiências do sistema imune, por isso a importância da vacinação em dia. Sua transmissão ocorre através do contato direto face a face, sendo muito comum o contágio em parques e creches ou objetos contaminados como comedouros.

Os cães que apresentam sinais leves geralmente são acometidos por tosse seca persistente por até 10 dias. Os cães com sinais graves podem desenvolver pneumonia, secreção nasal e ocular, sangramento das vias respiratórias e dificuldade respiratória.

É importante ao primeiro sinal clínico de tosse, levar seu amigo para uma avaliação com o veterinário. Muitas vezes pode ser necessário exames complementares, como exames de sangue e raio x de tórax.

Uma boa alimentação e repouso são indicados para evitar complicações e minimizar os sinais clínicos e manter os cães em ambientes arejados, protegidos da chuva, ventos e umidade são de suma importância.

Para prevenção da gripe canina, a vacinação é essencial, principalmente se o pet tem contato com outros cães, costuma ir a pracinhas e pet shops.

Traga seu amigo aqui na clínica e tire suas dúvidas com nossos veterinários

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.