Por que não devo dar leite para meu gato?

Por que não devo dar leite para o meu gatoOs tutores de cães e gatos são pessoas cada vez mais antenadas sobre o melhor manejo a ser fornecido aos seus animais, afinal, hoje em dia os nossos pets não são apenas animais de companhia, e sim membros muito amados das nossas famílias! E um tópico recorrente nos questionamentos aos veterinários é a respeito da alimentação, dos produtos destinados ao nosso consumo que podem ser ingeridos por cães e gatos.

O mercado pet dispõe de várias opções de alimentação para animais, na forma de rações que devem ser administradas conforme as indicações do fabricante. Todas as rações de boa qualidade são alimentos completos, suprindo toda a necessidade de energia e vitaminas que nossos peludos precisam para se manterem saudáveis. Desta maneira, produtos destinados a humanos não são realmente necessários, e mais, eles podem ser nocivos a saúde!

Os gatos são animais de muitas peculiaridades, e só quem tem um bichano em casa sabe do que eu estou falando. E estes detalhes tão importantes destes animais incríveis, também se estendem ao seu metabolismo. Apesar de serem mamíferos, os gatos são classificados como carnívoros estritos, que se alimentavam somente de carne e derivados quando eram animais selvagens. Devido a isso, conforme vão crescendo eles vão tendo uma diminuição progressiva da enzima “lactase” no seu trato digestivo, o que faz com que os bichanos tenham dificuldade para digerir o leite, o que pode levar a crises de diarreia e dor de barriga.

Então, quando você quiser dar um agrado para o seu gatinho, procure em pet shops e clínicas veterinárias por petiscos específicos para eles, que vão ser especialmente formulados para não causar nenhum dano a saúde, além de serem deliciosos! Na nossa loja, junto a clínica, temos a disposição várias opções, venham nos visitar!

Guilherme Cirino

 

Guilherme Azevedo Cirino
Médico Veterinário
CRMV/RS 11799

Mais posts

2 comments on “Por que não devo dar leite para meu gato?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.