PAPO COM VET #5 – Terapia Neural

PAPO COM VET #5 – Terapia Neural
5 (100%) 1 vote

Neste Papo com Vet, conversamos com a Dra. Rosane Colares, Médica Veterinária da Pet Center Canoas. Ela é responsável por implantar na Clínica uma grande novidade: a Terapia Neural. No tratamento, cada animal é visto e tratado de forma única. Todas as partes do corpo e do ser estão relacionadas. O sistema nervoso vegetativo regula as funções dos órgãos e tecidos, integrando-os nesse todo e mantendo-o em seu máximo equilíbrio possível. Qualquer irritação nessa rede nervosa (cicatrizes, infecções, intervenções cirúrgicas, estresse emocional, etc) pode alterar o sistema neurovegetativo e assim aparecer diversos sintomas em qualquer área do corpo. Vamos conhecer mais sobre este inovador tratamento?

O que é a Terapia Neural?

A Terapia Neural faz parte da medicina integrativa. O Tratamento consiste na aplicação, através de injeção de substância (procaína) em certas áreas do corpo, o que proporciona a auto-eco-regulação do animal. A aplicação influencia o sistema nervoso vegetativo, desencadeia várias ações tanto locais quanto remotas e serve como tratamento para múltiplas doenças.

Como funciona?

Podemos comparar o Sistema Nervoso ao Sistema de Luz Elétrica de nossas casas, à condução da energia. Temos os fios, os cabos, os disjuntores, e seria toda a rede da condução nervosa, da informação do Sistema Nervoso Autônomo. Se algum dos disjuntores caiu, houve uma falha naquela condução elétrica, o que na Terapia Neural chamamos de campo interferente. Pode ser um evento emocional, uma cirurgia, um corte, uma mordida, e a condução nervosa não se dá como deveria. A partir desta interrupção pode se apresentar algum sintoma de doença ou a instalação de uma doença em si. Com a Terapia Neural, aplicando a procaína no local devido, é possível restabelecer essa condução nervosa. A luz voltaria a funcionar, porque a função do disjuntor foi restabelecida.

Em que casos a Terapia Neural é aplicada?

A Terapia Neural pode ser utilizada como tratamento em diversas patologias. No tratamento da dor, estudos indicam que a Terapia Neural oferece resultados semelhantes aos da acupuntura. A Terapia Neural também pode ser usada em casos de traumas. Os traumas não são só físicos. Muitas vezes, o trauma é emocional. Assim, conseguimos re-polarizar a célula e, com isso, o Sistema Nervosa Vegetativo interpreta a informação que estava chegando de uma forma diferente e retoma ao que era antes do trauma.

De que forma os pacientes são encaminhados para o tratamento?

A Terapia Neural é uma especialidade muito recente na Medicina Veterinária e a Acupuntura é uma ciência milenar, os pacientes geralmente chegam para o atendimento de Acupuntura. Na consulta, pela fala da história de vida do animal, a gente consegue verificar se é um caso para ser encaminhado para a Terapia Neural, com a qual terá melhores respostas. A Terapia Neural resgata memórias mais antigas no Sistema Nervoso do que a Acupuntura. Ela consegue resolver cicatrizes tóxicas em nível do córtex cerebral. A gente consegue reprogramar a célula para que ela volte a funcionar como deveria, antes de haver o problema que impede que o corpo funcione como uma engrenagem perfeita.

Então os efeitos são muito semelhantes aos da Acupuntura?

Existem algumas semelhanças com a acupuntura por conta de a Terapia Neural ser uma medicina a favor do movimento da vida. A acupuntura também restabelece o equilíbrio do corpo. Contudo, na acupuntura existe um protocolo de pontos a serem trabalhados. No caso da Terapia Neural, como cada indivíduo é um ser único, não existe um protocolo e não existe um padrão de diagnóstico. Cada animal é diferente. Não existe um protocolo de pontos de onde aplicar a procaína.

Quais os principais benefícios desse tratamento?

Nesse tratamento, é importante aguardar que o próprio corpo siga o seu caminho de melhora. Enquanto houver melhora, a gente não interfere fazendo uma nova aplicação. Caso a gente interfira, pode haver uma agressão. Porque, mesmo o anestésico diluído, em uma agulha muito fina (como a de acupuntura) pode ser um estímulo muito forte para o sistema nervoso. Na Terapia Neural, a gente deixa o corpo seguir o próprio caminho da auto-cura. Por isso, é uma medicina muito bonita, porque ela deixa que a vida siga o próprio rumo. A gente dá o estímulo, promove as condições ideais de alimentação, deixamos o animal em um local aquecido, mas a gente deixa o próprio corpo se autorregular.

A Terapia Neural pode ser usada em conjunto com outros tratamentos?

A gente prefere não utilizar a Terapia Neural em conjunto com medicações alopáticas. A gente agrega, sim, fitoterápicos chineses, acupuntura, reiki, homeopatia, fisioterapia e alimentação natural. Por vezes é feito um preparo no animal para que ele esteja com o sistema básico, com todas as células agindo de forma responsiva, fazendo a acupuntura antes da Terapia Neural. Os medicamentos alopáticos não são impeditivos para que a Terapia Neural seja feita, mas é preferível que não esteja sendo usado nenhum medicamento.

Clinica Veterinária 24h em Canoas

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.