Saúde bucal: imagem cão escovando os dentes

Odontologia: a saúde do seu pet começa pela boca

Você sabia que a negligência com a saúde bucal do seu pet pode causar diversas complicações, desde mau hálito até perdas dentárias e doenças sistêmicas?

Nem sempre os tutores de pets sabem, mas cuidar dos dentes dos cães e gatos é muito importante para o bem-estar dos animais. É muito comum o desenvolvimento de doenças periodontais. A higiene bucal bem feita é a melhor forma de evitar cálculo dentário (tártaro), um problema que, além de desagradável, pode gerar complicações. Como explica a veterinária Lara Orso, especializada em odontologia veterinária, “a falta de cuidados com a saúde bucal dos pets pode causar problemas como mobilidade dentária, sangramentos orais, perdas dentárias além de problemas cardíacos, renais, articulares, endócrinos, entre outros”.

Por isso, a melhor forma de acostumar seu pet à escovação é começar cedo. Assim, vai criar o hábito e o seu amigo passará a ver a higiene oral como algo natural. Para a escovação, é indicado o uso de escovas dentárias de cabeça pequena e macia e pasta específica para cães e gatos. Segundo a veterinária, a escovação deve ser realizada em casa e deve ser feita uma vez ao dia (ou pelo menos a cada 3 dias).

5 dicas para escovar os dentes do pet

  1.  Comece cedo e ensine seu pet a tolerar a escovação desde filhote. Quanto antes começar, melhor! É fundamental que seja criada uma rotina para a escovação dental;
  2. Use somente pastas indicadas para pets e escovas dentárias macias;
  3. A frequência da escovação dental deve ser diária (ou pelo menos a cada 3 dias);
  4. Tenha paciência, pois o pet pode demorar semanas para se acostumar com a escovação dos dentes. É indicado sempre oferecer um reforço positivo ao pet após a escovação;
  5. Havendo acúmulo de cálculo dentário (tártaro) o procedimento indicado é o tratamento periodontal que deve ser realizado por um dentista veterinário.

Tratamento periodontal nos pets

Se os pets apresentarem mau hálito e acúmulo de cálculo dentário, é necessário procurar um dentista veterinário. Nesse estágio, é necessário a realização de tratamento periodontal, que é um procedimento cirúrgico realizado sob efeito de anestesia. “A forma de remover o cálculo dentário é através de tratamento periodontal e, para um completo tratamento, deve-se sempre realizar radiografias intraorais para que seja avaliada a real saúde dos dentes. Por isso, o melhor sempre é prevenir que a doença periodontal chegue a estágios avançados e que haja necessidade de realização de extrações dentárias”, explica Lara.

Durante a limpeza periodontal, o dentista veterinário faz um completo exame da cavidade oral do paciente, verificando qualquer tipo de alteração, como dentes fraturados, perdas dentárias, gengivites, úlceras e tumores. Além disso, devem ser realizadas radiografias intraorais de todos os dentes da cavidade oral, para avaliar a real saúde das raízes dos dentes.

Para prevenção, a profilaxia dentária é o procedimento indicado. Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o procedimento.

Seu pet precisa de um dentista?

A Odontologia Veterinária desempenha importante papel na prevenção e tratamento das doenças da cavidade oral. A Pet Center Canoas oferece atendimento especializado, solicitação de exames pré-operatórios, anestesia, raio-X intra oral e monitoração do paciente garantem o sucesso do procedimento odontológico.

Entre em contato conosco e agende uma consulta. Ligue (51) 3427-3832 ou envie uma mensagem para o WhatsApp (51) 98206-3018.

 

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.