Eficácia da acupuntura em pets

LAC auxilia na comprovação da eficácia da acupuntura em pets

A acupuntura é uma técnica milenar oriental, ainda com poucas publicações científicas que elucidem esses resultados para além dos consultórios. Para auxiliar na comprovação desses dados, em 2018, foi desenvolvido trabalho sobre os resultados da acupuntura em pets.

A pesquisa, coordenada pela médica veterinária Rosane Colares e realizada em parceria com o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Pet Center Canoas, foi publicada no Congresso Brasileiro de Acupuntura de forma inédita. Segundo Rosane, os exames coletados contribuíram para tornar a acupuntura em pets com ainda mais credibilidade dentro do meio veterinário como uma alternativa complementar ao tratamento clínico.

“O LAC ajudou sobremaneira na constatação da eficácia da acupuntura em pacientes da veterinária. Foram feitas análises hematológicas e bioquímicas em um paciente e visto o que estava alterado em todos os exames feitos. Após realizado o tratamento de acupuntura, foi novamente coletado material para análise bioquímica”, explica.

A vet conta ainda que, após uma semana da técnica de agulhamento, foi constatada por meio dos exames hematológicos e bioquímicos uma melhora significativa do paciente. “O LAC proporcionou credibilidade ao trabalho da acupuntura, fornecendo dados materiais, mensuráveis e de forma confiável ao uso da técnica na medicina veterinária, assim como também é todo o suporte dado em todos os casos de pacientes tratados na Pet Center Canoas, seja em cirurgias ou tratamentos clínicos”, salienta.

Estudo semelhante com a Terapia Neural

A médica veterinária Rosane Colares explica que, atualmente, está sendo realizado um trabalho semelhante com a Terapia Neural para que venha a ser reconhecida como tratamento veterinário – pois também é um tratamento complementar que tem pouquíssimos trabalhos científicos publicados em nosso país.

Esse trabalho da Terapia Neural ainda está em processo de desenvolvimento para contribuir como ferramenta para que o Conselho Brasileiro de Medicina Veterinária possa aprová-lo como especialidade médico veterinária.

Sobre a Acupuntura

A acupuntura é uma técnica milenar de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. Utiliza como formas de tratamento a dieta, o uso de ervas medicinais, moxa (um bastão de erva aquecido em pontos do corpo) e, o mais conhecido, agulhas aplicadas em certas regiões do corpo, propiciando a liberação de substâncias químicas e neurotransmissores capazes de aliviar dores e sintomas de algumas doenças, restabelecendo a saúde do animal. Na medicina veterinária, a acupuntura vem sendo cada dia mais indicada pelos clínicos e cirurgiões veterinários por ser uma terapia segura e eficiente já considerada especialidade médico veterinária.

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.