Analises Clinicas em Pets - Canoas

Laboratório de Análises Clínicas: precisão e rapidez no diagnóstico dos pets

5.0
02

Neste mês de fevereiro, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Pet Center Canoas completa quatro anos de atuação. Ao longo desse período, o LAC tornou-se referência na região, realizando milhares de hemogramas e exames bioquímicos nos pacientes da clínica.

O investimento em tecnologia e equipamentos modernos potencializa o trabalho dos profissionais do laboratório.

Os tratamentos de cães e gatos na Pet Center Canoas contam com a integração das equipes de Internação e do LAC, atendimento multidisciplinar que permite mais rapidez e precisão nos diagnósticos e agilidade no resultado de exames.

Tudo isso contribui para mais rápida recuperação dos pets, reduzindo o tempo de internação.

Estrutura interna e rapidez no diagnóstico

Ter um laboratório como parte da sua estrutura hospitalar é um dos diferenciais da Pet Center Canoas, pois permite que as amostras sejam analisadas mais rapidamente, já que não é necessário recolhê-las e encaminhá-las para laboratórios externos,  protocolo seguido na maioria das clínicas veterinárias.

Além disso, equipamentos modernos e de alta tecnologia auxiliam na precisão e segurança do diagnóstico e dão importante apoio na atuação do Patologista Clínico. Conheça abaixo os principais aparelhos utilizados no LAC da Pet Center Canoas e quais as suas funções no diagnóstico dos pets.

Analisador hematológico

A Pet Center Canoas conta com um moderno analisador hematológico, equipamento utilizado para fazer grande parte do hemograma. Após a inserção do tubo de ensaio com a amostra, o aparelho mostra o resultado das análises como contagem hematológica completa, cálculos dos índices hematimétricos e gráficos demonstrando as populações celulares, sendo um importante auxílio ao diagnóstico.

Analisador bioquímico

Este aparelho possui a função de mensurar os índices bioquímicos através de análise do sangue e de outros fluidos corporais, combinando informações clínicas a fim de obter o diagnóstico de uma doença,avaliar as funções dos órgãos ou determinando a conduta terapêutica.

Analisador de sódio e potássio

O sódio e o potássio são eletrólitos típicos encontrados no organismo. Esses são componentes essenciais de fluidos corporais, como sangue e urina, e ajudam a regular a distribuição de água. Além disso, desempenham um papel importante nas diversas funções do organismo. As dosagens de sódio e potássio são muito importantes para os animais que estão internados, que sofrem de alterações renais, vômitos e diarreia (perda de líquido), pois ajudará o veterinário avaliar qual o melhor tratamento.

Microscópio

Alguns casos precisam do olhar mais especial do Patologista Clínico para elucidação do diagnóstico.

Particularidades que os aparelhos automáticos não são capazes de detectar são identificadas pelo profissional no laboratório. E o microscópio é um grande aliado nesta investigação. Por meio dele, o veterinário especialista pode aplicar todo o seu conhecimento e avaliar como as células se comportam.

Pela microscopia, é realizado parte do hemograma, por meio da contagem diferencial das células hematológicas, com definição dos aspectos morfológicos e detecção de atipias (neoplasias). Também é realizado análise de urina, citologias, pesquisa de doença transmitida por pulga/carrapato, exames parasitológicos, entre outros.

Este olhar técnico pode ser crucial na precisão do diagnóstico, que é o primeiro passo no tratamento.

Por isso, mais do que equipamentos de ponta, é fundamental contar com equipe qualificada. A médica veterinária Paula Bassi é responsável técnica do LAC da Pet Center Canoas, e possui especialização nas áreas de Medicina Veterinária Preventiva, Patologia Clínica Animal e Citopatologia Veterinária.

O time é integrado também pela estagiária de Biomedicina Viviane Schmitt que com seu conhecimento na área tem realizado um grande trabalho no Laboratório.

Hemograma: exame mais realizado no LAC

Exame de sangue mais solicitado na rotina veterinária da Pet Center Canoas, o hemograma tem como objetivo avaliar as células sanguíneas do paciente. É requerido pelo médico veterinário para auxílio no diagnóstico e controle da evolução de alguma doença. Em 2019, o LAC já realizou mais de 8 mil hemogramas. Saiba mais sobre o exame de hemograma em pets em artigo publicado em nosso blog, clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.