Cão fazendo sessão de fisioterapia veterinária

Fisioterapia veterinária: prevenção e reabilitação de lesões nos pets

A fisioterapia veterinária é uma especialidade que atua na prevenção de lesões e reabilitação dos pets. É indicada para amenizar lesões ortopédicas, neurológicas, endócrinas, oncológicas e em casos de internação e geriatria. Além do tratamento, a fisioterapia proporciona bem-estar e aumento da qualidade de vida do pet, podendo ser realizada tanto em cães quanto em gatos.

Para oferecer um atendimento ainda mais completo aos nossos clientes, agora a Pet Center Canoas conta com mais esta especialidade, serviço que será oferecido em parceria com a Mundo à Parte, Centro de Fisioterapia consolidado em muitos estados do Brasil. Para mais informações, fale com nossa equipe clicando aqui.

Tratamentos da fisioterapia veterinária

A especialidade de fisioterapia veterinária conta com uma série de tratamentos que são indicados conforme o diagnóstico do pet. São técnicas e equipamentos específicos, com tecnologia apropriada para tratar diferentes tipos de lesão. É na avaliação com o especialista que será definida a terapia mais eficaz para o pet. Em muitos casos, será indicado combinar mais de um tipo de técnica para acelerar o processo de reabilitação. Abaixo, conheça os tratamentos oferecidos na área de Fisioterapia Veterinária aqui na Pet Center Canoas e como eles podem auxiliar o seu pet.

Magnetoterapia

Tratamento realizado por meio do uso de campos magnéticos, é indicado especialmente para cães com paralisia nas patas por compressões medulares. Esta terapia alivia a dor e auxilia na cicatrização dos tecidos lesados, sendo também fundamental para aumentar o crescimento dos nervos.

Quando há uma inflamação, edema e dor, gera-se um quadro com alteração nas concentrações de sódio, cloro, cálcio das células, tornando o pH ácido e aumentando ainda mais a dor, edema e inflamação. O que a magnetoterapia faz é cortar este ciclo, realinhando todas as células e devolvendo o pH alcalino ao local. A ação do magneto no tecido nervoso também é importante para os cães epiléticos, pois diminui as descargas elétricas atípicas, ajudando no controle das crises.

Infrassom

O infrassom é um dos equipamentos usados na fisioterapia para tratar contraturas musculares, que se formam em situações de tensão, dor ou mudanças de posturas, como um pet mancando, amputado ou com paralisia nas patas, por exemplo.

Este equipamento funciona através da emissão de ondas sonoras de baixa frequência, levando ao relaxamento da musculatura contraturada e aumentando a elasticidade e condições normais dos músculos dos animais.

Cinesioterapia

Na fisioterapia veterinária, é muito comum receber casos de pets com hérnias de disco e outras doenças ortopédicas que afetam joelhos, cotovelos, quadris e outras articulações. São doenças que normalmente fazem o cão ter dificuldade em apoiar a pata, geram dor, fraqueza e desequilíbrio. E a Cinesioterapia é um dos tratamentos indicados para recuperar estes pets.

Trata-se de um conjunto de exercícios aplicados aos pacientes em reabilitação, que favorece o ganho de massa muscular, melhora no equilíbrio e tato, aumento da sensibilidade nervosa e principalmente devolução mais rápida da condição normal do animal.

Dependendo do objetivo terapêutico, escolhe-se um exercício específico, que consiste em aumentar o ângulo de flexão e extensão das articulações, superar obstáculos, mobilizar a coluna e estimular o corpo a aumentar seu equilíbrio.

Ultrassom

O ultrassom é um equipamento muito utilizado na fisioterapia veterinária, especialmente para a cicatrização de fraturas ósseas e dissolução de calcificações em tendões e outras articulações. Indicado para tendinites, bursites, artrose e inflamações articulares que causem desgastes.

Com relação ao músculo, tem ação em contraturas, aliviando a dor e acelerando o processo de reabilitação dos animais com problemas ortopédicos.

Eletroterapia

Luxação de patela, displasia de cotovelo e ruptura de ligamento cruzado são algumas das doenças que impedem os pets de contrair naturalmente a musculatura, causando perda de massa muscular e atrofias. A eletroterapia é o tratamento indicado para estes casos. O equipamento emite ondas elétricas específicas que estimulam a musculatura afetada. Além disso, a eletroterapia auxilia aliviando a sensibilidade à dor por meio da liberação de endorfina e outras substâncias responsáveis pelo bem-estar.

A eletroterapia atua proporcionando o que chamamos de eletroanalgesia, pois nesta técnica é aplicada a corrente TENS, que bloqueia as fibras nervosas responsáveis por levar a informação de dor ao cérebro. A consequência disso é aliviar a sensibilidade dolorosa percebida pelo pet.

Fototerapia

A Fototerapia consiste na aplicação de placas com leds de diferentes cores terapêuticas, que tem absorção nas células de músculos, tendões e ligamentos. Este tratamento acelera o crescimento dos neurônios e melhora a sensibilidade em cães com paralisia e déficits neurológicos, além de promover uma cicatrização mais rápida de feridas.

Para problemas ortopédicos, a fototerapia estimula o relaxamento das contraturas musculares e diminui a inflamação nesses locais, aliviando a dor, além de melhorar o fluxo sanguíneo e relaxar as fibras musculares, o que também contribui para que o pet sinta menos dores.

Laserterapia

Laserterapia é um tratamento que utiliza a luz infravermelha para agir na multiplicação de células do organismo dos pets. E o resultado disso é uma cicatrização maior em fraturas ósseas e ferimentos, além do aumento da circulação sanguínea no local da lesão. A Laserterapia também é muito indicada para a recuperação da sensibilidade em casos de traumas, hérnias de disco e neuropatias, e na diminuição da inflamação em articulações.

Todos estes tratamentos são oferecidos na Pet Center Canoas por meio da parceria firmada com a Mundo à Parte. A terapia mais indicada para o seu pet vai depender da avaliação do especialista. Em caso de dúvidas, fale com nossa equipe clicando aqui.

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.