Como cuidar da saúde do pet no inverno

Alguns amam e outros odeiam. Mas de uma coisa não podemos discordar: o inverno é uma época do ano em que devemos ter ainda mais cuidados com os nossos pets. Isso porque existem muitas doenças que podem acometer os peludinhos durante os meses mais frios e úmidos do ano.

Neste texto, reunimos dicas para deixar seu cão ou gato bem confortável e saudável mesmo durante o inverno. Boa leitura!

Quais as doenças mais comuns no inverno?

Nos dias frios, os problemas respiratórios são as principais preocupações entre os humanos e, no caso dos pets, não é diferente. Por isso, é preciso ficar atento ao seu peludinho, a fim de perceber sinais clínicos logo no início da doença.

  • Gripe canina: semelhante à gripe dos humanos, os sintomas da gripe canina são espirros, falta de apetite, febre e tosse seca ou com secreção. Em casos graves, a gripe que afeta os cães pode, ainda, se tornar uma pneumonia e levar à morte do pet, especialmente se for filhote ou estiver debilitado.
  • Rinotraqueíte Viral felina: é uma doença respiratória que não é contagiosa para os humanos, porém, entre os gatos, é um verdadeiro perigo. O contágio acontece entre os pets quando ainda são filhotes e, uma vez que os animais têm o vírus no organismo, boa parte – cerca de 80% – continua doente por toda a vida. A maior incidência desse problema de saúde é em locais com grande quantidade de gatos e nos dias frios. Da mesma forma que a gripe canina, a rinotraqueíte é transmitida pelo contato entre os animais. Dentre os sintomas da doença, estão febre, secreção nasal, secreção ocular, dificuldade de respirar, espirros, apatia e desidratação.
  • Osteoartrite canina: cães que sofrem com a osteoartrite precisam de maior cuidado no inverno para evitar que a dor se intensifique. A osteoartrite é um processo degenerativo que afeta ossos e articulações como ligamentos de joelhos, cotovelo, pulso e pelve. Ombros, coluna e calcanhares também podem ser afetados. Além da dor, a doença pode causar desconforto e perda contínua de mobilidade nos cães. Na maioria dos casos, é irreversível já que está associada a problemas de envelhecimento.

Como prevenir doenças no inverno?

Os cuidados com cães e gatos devem ser reforçados em épocas mais frias, principalmente com os maiores de sete anos que têm o sistema imunológico mais sensível.

A preocupação vai além dos males respiratórios, pois cães e gatos idosos costumam ser afetados por problemas nas articulações e, no inverno, isso tende a piorar.

Confira as dicas para prevenir os males de inverno:

  1. – Mantenha a vacinação e vermifugação em dia em cães de todas as idades;
  2. Para prevenção da gripe canina, a vacinação é essencial, principalmente se o pet tem contato com outros cães, costuma ir a pracinhas e pet shops;
  3. Providencie uma cama confortável e cobertas quentes para o pet;
  4. Roupinhas também ajudam a mantê-los aquecidos, mas certifique-se que sejam adequadas para o tamanho deles e não restrinjam seus movimentos;
  5. Escolha horários em que a temperatura esteja mais alta para realizar passeios com o pet;
  6. Quanto mais protegido, mais confortável seu pet se sentirá;
  7. Consulte regularmente o médico veterinário.

Mais atenção à higiene e conforto do pet

Com a queda da temperatura, os pets deixam de ir com tanta frequência à estética. Mas é justamente nesse período que o banho em locais especializados se faz necessário.

No inverno, é muito comum o uso de roupinhas nos pets, para mantê-los aquecidos, e estas podem causar alguns nós que precisam ser tratados semanalmente com hidratações, para que o pelo se recupere e fique protegido.

Além da hidratação, se seu cão tem pelo longo e você quer vesti-lo, é interessante que a tosa seja mantida, para evitar grandes danos ao pelo.

Durante os dias mais frios, outro ponto super importante é a alimentação dos peludinhos. Isso porque é fundamental haver um aporte ideal de calorias, nutrientes e vitaminas para manter a saúde do seu pet em dia. Afinal, uma boa nutrição, com ração de qualidade, está totalmente relacionada à imunidade do pet.

Saiba que na Pet Center Canoas contamos com muitas opções de acessórios, como roupinhas, mantinhas, caminhas, além de variedade de rações e medicamentos para proporcionar ainda mais saúde e conforto para o seu pet no inverno.

Venha até nossa loja ou fale conosco pelo WhatsApp, clicando aqui.

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.