Citometria de fluxo na medicina veterinária

Já ouviu falar em citometria de fluxo?
É o mais novo exame oferecido na Pet Center Canoas.

Estamos sempre inovando para oferecer aos nossos pacientes e aos tutores o que existe de mais moderno em tecnologia para a saúde e bem-estar dos pets.

Interessado em conhecer mais sobre este exame e como ele pode ajudar na saúde do seu cão ou gato? Continue a leitura para conhecer os benefícios e indicações da citometria de fluxo.

Citometria de Fluxo para diagnóstico de leucemias em cães e gatos

A Citometria de Fluxo é um exame utilizado para avaliação e para o diagnóstico de leucemias.

De acordo com o médico veterinário da oncologia, Guilherme Cirino – responsável clínico da Pet Center Canoas – a citometria de fluxo pode ser também utilizada também em outros diagnósticos. Contudo, ainda não é explorada amplamente na medicina veterinária.

“A principal avaliação realizada com este exame é em relação aos leucócitos para o diagnóstico de leucemia”, salienta.

Benefícios do exame para os pacientes

Apesar do custo elevado, a citometria de fluxo é uma avaliação muito rápida e eficiente dos pacientes – quantitativa e qualitativamente. Além disso, não necessita de anestesia: somente de uma coleta de exame de sangue.

Isso é bastante positivo, pois geralmente os pacientes com leucemia estão muito debilitados e não podem fazer exames com anestesia.

“Estes pacientes também necessitam de celeridade no diagnóstico, por se tratar de doenças que requerem um tratamento muito ágil. É uma das maiores emergências oncológicas que nós temos – a leucemia aguda. Temos pouco tempo hábil para fazer algo que realmente vai surtir algum efeito no paciente”, explica o vet Guilherme Cirino.

Preparação da amostra

O exame de Citometria de Fluxo é um exame de sangue padrão.
O tempo de jejum necessário é de 8 horas – de água e comida para a coleta.

Realizado em parceria com o VetPat, a Pet Center Canoas conta com logística especial para que o material coletado do paciente chegue de maneira adequada ao laboratório, pois as células precisam estar hábeis.

Aplicação da Citometria de Fluxo na hematologia e avaliação dos leucócitos

Na imunohematologia de seres humanos, a imunofenotipagem de linfócitos – pertencentes à classe dos leucócitos – é uma aplicação comum da citometria de fluxo. Já na medicina veterinária, tem sido utilizada para avaliar a progressão das infecções pelos vírus da imunodeficiência felina e da leucemia felina, e no tratamento quimioterápico de animais acometidos por leucemias e linfomas.

É importante conhecer a distribuição normal das populações de linfócitos em animais sadios para aplicar a citometria de fluxo e, assim, utilizá-la para definir doenças, monitorar seu progresso e auxiliar no prognóstico.

Pet Center Canoas conta com laboratório próprio

Ter um laboratório como parte da estrutura hospitalar é um dos diferenciais da Pet Center Canoas, pois permite que as amostras sejam coletadas corretamente e encaminhadas com agilidade, sempre que necessário.

Nossa equipe é formada por veterinários e equipe multidisciplinar que garante a qualidade e segurança em todos os exames realizados, proporcionando todos os cuidados necessários para os cães e gatos, assim como a sua recuperação com conforto e segurança.

Agende consulta e exames laboratoriais. Clique aqui.

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.