Cirurgias em cães e gatos

Cirurgias em cães e gatos são procedimentos complexos e que exigem a competência e habilidade de médicos veterinários super capacitados, além de equipamentos e materiais modernos para cuidar do seu grande amigo.

A cirurgia em pets é um assunto bastante amplo. Isso porque durante a vida do seu peludinho, é bem provável que ele passe por algum tipo de procedimento cirúrgico – seja algo muito simples, ou uma operação mais complexa.

Sem dúvida nenhuma, o procedimento campeão de popularidade é a castração, recomendada por todos os veterinários e especialistas por ser uma medida importante de controle populacional dos animais, além de preveni-los de diversos problemas de saúde. Aqui na Pet Center Canoas, há outros tipos de cirurgia que realizamos com grande frequência em nosso bloco cirúrgico.

  • Remoção de corpos estranhos (brinquedos, objetos);
  • Remoção de pedras na bexiga;
  • Correção de fraturas;
  • Suturas por machucados, corte, acidentes;
  • Remoção de tumores;
  • Cesariana;
  • Profilaxia.

Estrutura completa para cirurgias em cães e gatos

A Pet Center Canoas conta com equipe altamente capacitada, composta por mais de 30 profissionais da área da saúde animal e médicos veterinários, além de estrutura completa para a realização de cirurgias eletivas ou de emergência, mesmo as de alta complexidade.

Bloco cirúrgico completo, com moderna estrutura composta de monitoramento cardíaco, anestesia inalatória e equipamentos de suporte necessários em casos de emergências. Além disso, todos os procedimentos são executados com o acompanhamento e monitoramento de um anestesista, o que proporciona grande segurança mesmo aos pacientes com maior risco. Este médico veterinário será capaz de avaliar a frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio sanguíneo, temperatura corporal e a pressão arterial, de modo a garantir um procedimento anestésico seguro e a rápida recuperação do peludinho.

Todo os pets também passam por uma avaliação pré-cirúrgica, o que inclui exames clínicos, de sangue e de imagem. Para isso, contamos com uma estrutura completa de exames diagnósticos que podem auxiliar antes, durante e depois do ato cirúrgico, como por exemplo: Rx, ECG, ultrassom, laboratório clínico, histopatologia e citologia.

Para garantir segurança microbiológica aos pacientes, todo o material cirúrgico passa por processos rigorosos de esterilização. Tudo isto aliado uma equipe de profissionais de qualidade e competência para efetuarem os mais diversos procedimentos.

Cesariana em fêmeas felinas e caninas

No mundo veterinário, a cesariana em pets é uma solução confiável para muitos casos – podendo evitar uma série de problemas na hora do nascimento das crias, salvando a vida da mamãe e dos seus filhotes.

Embora em boa parte dos casos a cesariana em fêmeas seja uma cirurgia adotada em situações de emergência, há episódios em que os veterinários conseguem identificar possíveis dificuldades no parto de forma antecipada, podendo, então, programar uma cesariana para evitar as complicações.

Quando há filhotes em posições anormais no útero da cadela ou quando o tamanho das crias é grande demais – a cesariana programada também é altamente recomendada, evitando sofrimento, complicações e até a morte da mãea durante o processo do parto normal. Também há alguns outros fatores que determinam uma situação distócica e só podem ser identificados após o início do trabalho de parto, como contrações fortes demais sem sinais de expulsão dos filhotes ou contrações fracas demais por mais de três horas enquanto a cadela já se encontra em trabalho de parto.

Outro caso que exige a necessidade de uma cesariana é quando a fêmea que deve ter diversos filhotes demora mais de duas horas entre o parto das crias. Consistindo em uma situação de extrema urgência, esse tipo de caso exige providências rápidas e a realização imediata de uma cesariana de emergência.

Remoção de tumores

O câncer ainda é uma das principais causas de morte em animais de estimação e, por isso, os tratamentos têm avançado cada vez mais para proporcionar mais qualidade de vida aos cães e gatos.

É o médico veterinário especializado em oncologia que define quais serão os tratamentos realizados, que serão indicados de acordo com os resultados dos exames de sangue e de imagem. Na maior parte das vezes, o tratamento é cirúrgico. Em alguns diagnósticos, é feita uma associação da cirurgia com o tratamento quimioterápico e/ou outras terapias, visando controle da doença e uma maior sobrevida do pet. É importante ressaltar, ainda, que o tratamento quimioterápico em animais é menos agressivo do que em humanos.

Existem vários tipos de cirurgia oncológica, dependendo se terá o objetivo de diagnóstico (biópsia), com intenção curativa, com intenção paliativa ou ainda cirurgia preventiva. O tipo de cirurgia indicada vai depender muito da localização anatômica, do tipo, tamanho e estágio do tumor.

As cirurgias na Pet Center Canoas

  1. Em todos os procedimentos cirúrgicos realizados na nossa Clínica a anestesia geral é inalatória, ou de acordo com a avaliação do médico veterinário.
  2. A permanência do paciente no hospital após a cirurgia dependerá do procedimento realizado e do estado geral do pet.
  3. Normalmente, o cão ou gato é dispensado no mesmo dia ou no dia seguinte à realização do procedimento.
  4. As cirurgias eletivas (sem emergência) são feitas sempre com horário marcado.
  5. Participam da cirurgia, além do cirurgião, o anestesista e auxiliar.
  6. O paciente deverá estar em jejum de 12 horas (água e comida), no caso de cirurgia eletiva.

Precisa de informações sobre os procedimentos cirúrgicos realizados pela Pet Center Canoas? Entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui.

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.