anestesiologia veterinária: segurança e bem-estar

Anestesiologia veterinária: segurança e bem-estar

A especialidade de anestesiologia veterinária cresceu e evoluiu muito nos últimos anos. Isso se deu, principalmente, pelo fato de os procedimentos cirúrgicos veterinários terem aumentado muito. Assim, é super importante que os médicos veterinários tenham o conhecimento profundo da anestesia veterinária para garantir o bem-estar, a saúde e a segurança dos pets. Quer saber mais sobre a especialidade e procedimentos utilizados? Então, continue a leitura!

Quando anestesiologia veterinária é indicada?

Para qualquer tipo de procedimento cirúrgico, seja de pequeno ou grande porte, o bichinho de estimação precisa estar anestesiado. A anestesiologia veterinária, por exemplo, também é utilizada em procedimentos simples, como a limpeza de dentes. Assim se garante que durante todo o processo o pet estará imóvel e não sinta dor.

Em cirurgias, a anestesia veterinária garante que o animal não sinta dor durante e logo após o procedimento. Mas, é importante salientar que cada animalzinho que recebe a anestesia reage de formas diferentes. Por isso, o médico veterinário precisa analisar alguns fatores, como por exemplo, idade do animal, se tem alguma complexidade que dificulte a anestesia (obeso, filhote) e a duração do procedimento. Todos esses fatores influenciam na escolha da técnica anestésica que será aplicada.

A importância da Anestesia Veterinária

O sucesso da cirurgia ou procedimento veterinário até a recuperação do animal está diretamente relacionado à anestesia. O especialista em anestesiologia veterinária não é responsável somente pelo controle da dor durante o procedimento, mas também pela avaliação pré-operatória do animal, pela escolha técnica da anestesia mais adequada a cada paciente e pela manutenção dos sinais vitais, como pressão arterial, batimentos cardíacos e a frequência respiratória, dentre outras funções do organismo. O objetivo final é deixar o animal da forma mais confortável e segura possível, induzido a um estado de sono e insensibilidade à dor.

Quais os tipos de anestesia para pet?

Assim como acontece com os seres humanos, cada animal recebe a anestesia de uma forma específica. Ou seja, é preciso levar em conta diversos fatores antes de decidir qual o tipo de protocolo que será aplicado e as dosagens em cada paciente. Assim, haverá a garantia do sucesso do procedimento e uma ótima recuperação pós-operatória.

Anestesia inalatória

A anestesia inalatória é considerada a mais segura por especialistas, pois ela não precisa ser metabolizada pelo organismo do animal para fazer efeito. Na Pet Center Canoas, é o tipo de anestesia mais utilizado em procedimentos cirúrgicos. É também indicada para animais com problemas cardíacos e para animais com idade avançada. Um aparelho é inserido no focinho do animal para que ele seja entubado e aspire a anestesia veterinária enquanto o procedimento é realizado. Assim que a cirurgia termina, o aparelho é retirado do animal para que o bichinho acorde.

Anestesia injetável

Já no caso da anestesia injetável, o medicamento é aplicado por via intramuscular ou intravenosa. Este é o tipo de anestesia mais comum em clínicas veterinárias por ter a melhor relação custo-benefício para os donos dos animais. Existe uma infinidade de tipos de anestésicos injetáveis, ficando à critério do médico veterinário escolher pela medicação mais apropriada para cada caso.

Anestesia total intravenosa (TIVA)

A técnica de anestesia total intravenosa (TIVA) é feita por meio de bombas de infusão convencionais e bombas de infusão de seringa para controle das múltiplas drogas utilizadas. Este tipo de anestesia vem sendo realizada com maior freqüência devido à curta duração de ação e rápida biotransformação, além de ausência de efeito cumulativo. A TIVA permite uma rápida recuperação do paciente e é uma das técnicas mais modernas atualmente, mostrando-se prática e segura para os pets.

Precisa de informações sobre procedimentos para o seu pet? Entre em contato com a Pet Center Canoas. (51) 3427-3832 e WhatsApp (51) 98206-3018.

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.