Castração Precoce

Castração precoce em cães e gatos

Castração precoce em cães e gatos
5 (100%) 2 votes

Como funciona a castração precoce em cães e gatos? Quais os riscos e o que deve ser levado em conta? Saiba tudo neste vídeo que nosso veterinário e especialista Guilherme Cirino fez explicando.

Castração precoce em cães e gatos

O câncer de mama é muito comum em fêmeas caninas e felinas.Uma das atitudes que pode prevenir o surgimento desta doença é a castração precoce.

Estudos comprovam que a castração antes do primeiro cio ou entre o primeiro e o segundo cio reduz de 90 a 95% os riscos de neoplasias mamárias.

O procedimento também reduz o aparecimento de outras doenças relacionadas ao sistema reprodutor.

Vai fazer a castração do seu pet? Entre em contato com a Clinica Veterinária em CanoasPet Center

Benefícios da castração

A castração também é muito importante para o controle populacional. Nos machos caninos, pode auxiliar em casos de demarcação territorial quando o procedimento for feito até os 6 meses de idade.

O mesmo benefício não pode ser considerado para machos felinos.

Nestes casos, o que muda é o comportamento sexual do animal. Muitos gatos acabam saindo para rua por curiosidade e não por instinto de reprodução.

Nos casos de fêmeas que deram cria, a recomendação de castração é após desmamar os filhotes, o que ocorre por volta de 35 dias após o parto.

As fêmeas felinas demonstram cio perante a presença do macho. Então, nestes casos, a recomendação é a mesma (35 dias pós parto), porém a gata deve ficar confinada e não ter contato com gatos machos durante este período.

Médico Veterinário
CRMV/RS 11799

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.