Dicas para adaptar o gato a um novo lar

Os gatos possuem fama de territorialistas e de comportamento difícil! Mas será que isso é verdade? Um bigodudo em casa é sinônimo de companhia! São carinhosos, meigos, alegres e divertidos, e certamente proporcionarão grandes momentos. Mas como adaptar o gato a um novo lar?

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que cada ser possui características únicas. Por isso, o comportamento dos gatos pode variar muito de um para outro. Assim, apesar de fofos e divertidos, nossos amigos felinos possuem uma personalidade forte e não muito favorável a mudanças de rotina.

Ao chegar em uma casa nova, por exemplo, o bichano pode ficar receoso, estressado e arisco. Inclusive, existe o risco dele desenvolver problemas de relacionamento. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como adaptar o gato a um novo lar ou a outro morador da casa. Boa leitura!

Para ser grande amigo dos gatos

Se você quer ser apreciado e amado por um gato, siga uma regra simples e clara: respeite o limite social do bichano. Isso mesmo! Este é o primeiro passo para ter sucesso ao adaptar o gato no novo ambiente.

Os grandes amigos dos felinos interagem até onde o peludinho estiver demonstrando contentamento e não se chateia com o distanciamento dele. Isso porque compreendem que ao seu tempo e ao seu modo o gato vai demonstrar seu carinho.

Essa mesma regra de ouro vale em casos de adaptação: seja em novos lares ou com novos moradores em casa, seja outro felino ou mesmo algum pet de outra espécie. É preciso dar tempo e espaço para que o gatinho se acostume com a nova realidade.

Gatos dão alguns sinais quando estão confortáveis

A linguagem corporal felina diz muita coisa sobre eles. A forma como eles mexem o rabo, as orelhas e até a postura que adotam é muito importante para entender como os gatos se sentem em um determinado ambiente.

Por isso, ao iniciar o processo de adaptar o gato ao lar, procure sempre entender os sinais dados pelo bichano. Isso ajuda a melhorar bastante a comunicação entre vocês!

Um excelente sinal de bem-estar do seu bigodudo é, naturalmente, quando vai ao seu encontro em busca de mimos. Alguns gatos também gostam de começar o dia pulando na cama do tutor e enroscando-se no dono em busca de atenção.

Quando estão felizes e confortáveis, os pets demarcam o seu território como familiar esfregando a face em cantos, móveis, pessoas ou outros gatos em casa. O movimento de esfregar a cabeça, libera uma substância (odor facial felino). Quando estão presentes no ambiente, estes “sinais químicos” proporcionam tranquilidade e bem-estar aos gatos.

Percebendo sinais de estresse

Mudou recentemente, trocou de trabalho e tem novos horários ou adotou um novo pet? Então, é possível que o seu gatinho esteja demonstrando algum desconforto. Afinal, adaptar o gato a novas situações nem sempre é fácil.

O pet que tiver dificuldades logo demonstrará alguns sinais. São eles:

  • Urina fora da caixa;
  • Perda de apetite;
  • Mudança de comportamento;
  • Apatia;
  • Agressividade.

Se o seu gatinho está passando por isso, uma ótima dica é o enriquecimento ambiental! Mas o que seria isso?

Essa prática, muito recomendada por especialistas, consiste em deixar sua casa ainda mais agradável para o bichano. Arranhadores, caminhas, tocas e caixas irão ajudar o pet a se sentir mais confortável.

Outra dica para ajudar o gato a se adaptar são os feromônios. Eles imitam o odor que o bichano deixa no ambiente quando está confortável.

Na Pet Center Canoas trabalhamos com Feliway em três diferentes apresentações:

FELIWAY CLASSIC é um análogo sintético do odor facial felino (F3) que auxilia na adaptação de gatos adultos e filhotes em situações adversas do dia a dia: mudança do ambiente, chegada de novos membros da família (novo animal ou bebê), transporte, ambientes desconhecidos (clínica
veterinária) e outras situações como ruídos altos (fogos de artifícios, festas, eventos), adoção, gatil ou hotel.

FELIWAY FRIENDS é um análogo sintético do odor materno felino que ajuda na convivência harmônica, por diminuir a frequência e intensidade dos conflitos entre os gatos que vivem juntos. FELIWAY FRIENDS ajuda os seus gatos a viverem juntos em harmonia e a evitar tensões, conflitos e lutas.

FELISCRATCH by FELIWAY é o análogo sintético do odor interdigital felino, indicado para redirecionar a arranhadura para locais adequados. Deve ser aplicado diretamente no arranhador.

Mais informações, acesse o site da Feliway. Para garantir o seu na Pet Center Canoas, é só falar com nossa equipe pelo WhatsApp clicando aqui.

Mais posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.